SEO para Marketplace – dicas, truques e práticas recomendadas

A Amazon está ultrapassando o Google. Sim, você leu certo, quando se trata de SEO para marketplaces, você precisa direcionar sua energia e focar na otimização para marketplaces e motor de busca apenas para seguir.

Isso ocorre porque uma pesquisa na Amazon não é para entender um conceito ou obter fatos. Ao contrário do Google, a busca tem maior possibilidade de conversão em vendas.

Enquanto, o  Google  diz: “Quais resultados respondem com mais precisão à consulta do pesquisador?”
A Amazon  diz: “Qual produto o pesquisador tem mais probabilidade de comprar?”
A Amazon, um grande gigante do varejo com mais de 200 milhões de produtos, sem dúvida, supera o Google e merece melhores esforços de SEO por parte do vendedor.

Esperar! Antes de ir em frente, o primeiro dia da Amazon 2018 está chegando, você já pensou em rastrear o que está faltando? Se ainda não o fez, não se preocupe! Organizamos uma lista de verificação editável e acessível para você organizar seus esforços de SEO no primeiro dia.

Agora voltando ao SEO.

Como vendedor, você estará mais interessado na compra de seu produto pelo cliente, e é por isso que o SEO para o mercado online é importante.

Você já pensou em como a Amazon traz resultados quando você pesquisa um widget? A Amazon tem um motor de busca bestial chamado ‘A9’ que torna sua vida mais fácil.

O SEO para sites de comércio eletrônico consiste em identificar todas as palavras-chave possíveis relacionadas a um produto e listá-las em ordem de importância. Essas palavras-chave são aquelas que os usuários podem usar ao pesquisar um produto. Concentrar-se neles aumentaria suas chances de se classificar melhor e de ser escolhido pelo comprador.

Além de palavras-chave, uma boa descrição do produto, imagens e preços são outros fatores importantes para um melhor desempenho de pesquisa.

Esses aspectos contribuem para um melhor desempenho nos resultados da pesquisa que, em última análise, aumenta a possibilidade de ser escolhido.

$ 259.000 – essa é a quantidade de dinheiro que a Amazon registrará em um minuto. E em apenas um dia, ele vai registrar mais de US $ 372 milhões.

Esse é o potencial que você pode aproveitar se ganhar visibilidade.

Dicas e truques para otimizar listagens

Informações do produto

Os dados do produto são tudo o que descreve um produto – título, recursos, descrição, imagens, benefícios – incluindo disponibilidade.

Um ótimo dado do produto incluiria:

  • Título , com os detalhes necessários – isso é discutido em detalhes abaixo
  • Marcadores  – Todos os principais recursos / benefícios do produto que são explicados com precisão
  • Uma imagem  nítida  do produto, de preferência mostrando as dimensões

De qualquer forma, que conexão o PDM tem com a melhoria do desempenho de pesquisa?

Com certeza, acertar os dados do produto é absolutamente importante porque a descrição ou os recursos mencionados nos dados do produto podem fazer parte do termo de pesquisa usado pelo comprador para pesquisar um produto.

Veja o seguinte exemplo de relógio vendido na Amazon:

Há um título e marcadores claros que fornecem todos os recursos / benefícios do produto e imagens claras do produto em diferentes ângulos.

Todas as informações, desde o título até os marcadores, são os dados do produto. Neste exemplo, o título é perfeito, fornecendo todas as informações sobre a marca, a cor e o recurso exclusivo de diferenciação.

Os dados do produto também contêm detalhes sobre as avaliações e comentários recebidos pelo produto e os detalhes de preço.

Os pontos descrevem claramente as características / benefícios do relógio, informando sua qualidade, o material usado, a finalidade e destacando a característica marcante de ser resistente à água.

Fazer isso da maneira certa ajudará a melhorar a descoberta de seu produto entre uma miríade de outros vendedores que vendem produtos semelhantes. Os dados do produto são um diferencial importante quando se trata de vencer a concorrência e se destacar.

Título

O título já faz parte dos dados do produto. Requer alguma atenção especial?

Sim, e aqui está o motivo:

O título é a primeira informação que o comprador obtém sobre o seu produto. Deve refletir tudo o que o comprador está procurando – quantidade, cor, padrão, material etc.

Seu título deve ser muito forte, pois é um fator importante que um algoritmo de mecanismo de pesquisa de mercado considera para classificar seu produto. Tornar seu título forte não significa necessariamente que você o encha de palavras-chave.

O título deve ter essencialmente as informações necessárias que sejam fáceis de pesquisar. A palavra-chave primária, ou seja, aquela que é a essência ou a descrição do núcleo do produto que é mais relevante para a pesquisa deve ser destacada no título, outros aspectos importantes – prefixos e sufixos a seguir.

O título normalmente deve incluir:

Nome da marca
Finalidade do produto
Característica chave
Quantidade

Esses são os aspectos mais importantes de um título de produto. Mas, além disso, dê uma olhada no seguinte exemplo:

Um usuário que está procurando por um gel de banho apenas usa isso para pesquisar o produto. Puracy, não apenas usou a palavra-chave primária em seu título, mas deu todos os principais destaques como parte do título. O comprador obteria a imagem completa bem aqui – a qualidade, fragrância, quantidade e o tipo de dispensador.

Agora, o puracy não só ficaria em primeiro lugar no SERP, mas também teria uma maior possibilidade de ganhar uma venda, pois tudo o que um comprador está procurando entender sobre o produto está basicamente no próprio título.

Porém, você deve estar atento ao limite de caracteres, que é de 200 caracteres, e tentar encaixar todos os detalhes significativos dentro disso.

Palavras-chave

Palavras-chave para SEO – tão clichê!

O que você precisa saber:

O aspecto mais funcional do desempenho do mecanismo de pesquisa é o uso de palavras-chave em seu conteúdo.

Palavras-chave são as palavras possíveis que um comprador usa ao pesquisar um produto. Isso requer muito esforço e atenção porque existem milhões de vendedores como você que vendem produtos semelhantes. Você está em meio a uma concorrência intensa e uma pressão tremenda para ser mais visível para o comprador.

Como escolher as palavras-chave certas?

Vamos voltar ao exemplo do gel de banho puracy.

Se você é o vendedor deste produto, precisa começar escolhendo a palavra-chave principal aqui, que é gel de banho. Use esta palavra-chave para pesquisar no google.

Estas são as palavras-chave relacionadas.

Percorra as palavras-chave relacionadas, isso é importante porque o Google informa quais palavras-chave os compradores estão realmente usando ao pesquisar um produto.

Em seguida, você pode usar o planejador de palavras-chave do google para encontrar palavras-chave relacionadas. Isso é particularmente útil para compreender os volumes de pesquisa e escolher os termos mais relevantes com alta popularidade ou volumes de pesquisa. Uma alta classificação para termos de pesquisa com volumes de pesquisa mais altos significa mais tráfego potencial e potencial de conversão para você e sua loja.

Estas são algumas ferramentas de palavras-chave muito boas que recomendamos:
Ubersuggest

Eles vasculham o Google em busca de sugestões, pegando sua palavra-chave e adicionando todas as letras do alfabeto de A a Z, capturando as permutações pesquisadas com mais frequência.

Outras ferramentas que funcionam da mesma maneira:
Keywordtool
Wordstream

Essas ferramentas são gratuitas e tudo que você precisa fazer é digitar um termo de pesquisa genérico na caixa de pesquisa e obter todas as palavras-chave relacionadas possíveis que são realmente usadas pelas pessoas para pesquisar o produto.

Depois de reunir todo um repositório de palavras-chave, comece seu processo de filtragem de palavras-chave apenas para escolher as palavras-chave mais relevantes, populares e de alta demanda que realmente funcionem e fariam a diferença. Escolha aqueles que você acha que têm uma grande possibilidade de serem usados ​​para pesquisar.

Palavras-chave de cauda longa não precisam necessariamente fazer parte de sua lista final, já que a cultura de pesquisa causal, como “como fazer” e “onde posso” etc., são usadas apenas em mecanismos de pesquisa para procurar um produto, enquanto em mercados é bastante direto . O comprador usaria apenas uma palavra-chave específica como smartphone Samsung ou Galaxy s8 em vez de “onde posso comprar Samsung galaxy s8”?

Falando em palavras-chave de cauda longa, seria mais apropriado explorar a tendência de pesquisa por voz de um produto online. As buscas por voz como o Google estão incorporadas em quase todos os telefones Android e Siri em telefones iOS. Há até um assistente doméstico – Alexa da Amazon para uma pesquisa por voz.

Quando se trata de SEO para o mercado, faria sentido otimizar o conteúdo para que tenha um bom desempenho em uma pesquisa por voz. Para fazer isso, você precisa incorporar palavras-chave de cauda longa ao conteúdo do produto, porque a cultura de busca casual fica extremamente coloquial quando se trata de uma busca por voz.

Você pode pontuar bem incluindo palavras-chave críticas e um bom toque de termos de conversação, conforme apontado nesta  postagem  pela  infront webworks

Usar as palavras-chave certas em seu conteúdo (dados de produtos, blogs, materiais promocionais) ajudará o mecanismo de pesquisa a identificá-lo como o resultado certo e mais adequado para a pesquisa e aumentará sua chance de classificação mais alta.

Preços

O preço pode fazer ou quebrar seu negócio. Contribui muito para melhorar as classificações e destacar os concorrentes.

Como fazer isso direito?

O preço de um produto desempenha um papel importante em sua classificação. Estratégias de precificação ou precificação inteligente ajudam a garantir que seus preços sejam altamente competitivos, ou seja, não sejam muito baixos nem muito altos.

Essas estratégias de preços ajudam a melhorar as vendas. Quando as vendas aumentam, sua visibilidade, receita, a possibilidade de mais avaliações aumentam e isso ajuda no avanço na página de resultados da pesquisa.

Você pode ler nosso blog  aqui  para obter mais informações sobre estratégias de preços de varejo e inteligência competitiva.

Obtenha os preços certos para o seu produto por meio de estratégias de preços inteligentes e não pare por aí, já que o preço é um processo contínuo, assim como o SEO – quanto mais você atualiza e ajusta seus preços para permanecer na competição, melhor é sua possibilidade de classificação mais elevada.

Backlink para suas listagens

Respeite isso, porque os backlinks podem realmente apoiá-lo!

Como todos sabemos, os sites que recebem muitos links de entrada têm maior probabilidade de ter uma classificação mais elevada nos motores de busca. A maneira mais fácil de obter links é usar suas próprias contas nas redes sociais, como Pinterest, Facebook, Tumblr ou Twitter.

Mantenha suas páginas sociais ativas com postagens que direcionam para suas listas de produtos. Compartilhar nas redes sociais pode ter um grande impacto no seu SEO, principalmente quando uma postagem é curtida, compartilhada ou comentada.

Maneiras inteligentes de vincular edifícios

  • Criação de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ajudar a construir backlinks para sua loja se o conteúdo se qualificar para ser altamente informativo e atraente, que é compartilhado de forma irresistível. Pode ser qualquer coisa – blogs, vídeos de instruções, áudios, etc.

  • Revisão de produtos

Receber comentários de blogueiros ou especialistas do seu nicho pode realmente aumentar os backlinks e o tráfego de alta qualidade para sua loja.

Como você faz com que eles revisem seu produto?

Comece a segui-los, comentar e compartilhar seus blogs e construir um relacionamento com eles. Depois de estabelecer essa conexão, envie um e-mail para eles solicitando que compartilhem uma avaliação com seu público.

  • Aperte

Chegar à imprensa pode fornecer um backlink poderoso de domínios de notícias de alto escalão.

Dependendo do seu produto, você pode querer começar com uma publicação local e, em seguida, avançar lentamente para outras maiores.

Empacotando

Cada vendedor está fazendo o seu melhor para vender o melhor produto, ganhar mais clientes e obter receitas enormes. Eles precisam se concentrar em melhorar sua visibilidade online.

O SEO é muito importante para melhorar o desempenho, o que pode ser alcançado otimizando seu conteúdo.

Uma pesquisa recente na Amazon indica que apenas 30% das listas de produtos são otimizadas. Pense na oportunidade aqui, otimize seu conteúdo conosco e ganhe o primeiro lugar para você no maior mercado de e-commerce.

Temos ajudado os principais vendedores a ganhar visibilidade, melhorar as conversões e otimizar seu conteúdo por mais de uma década. Oferecemos uma grande variedade de serviços em torno da otimização de mecanismos de pesquisa, incluindo – pesquisa de palavras-chave, inteligência de preços, monitoramento de produtos e gerenciamento de catálogos de produtos.
Veja como você pode se beneficiar entrando em contato conosco .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *