Marketing digital para médicos: Saiba como conseguir mais pacientes através da internet

Estar atento ao seu serviço presencial, à qualidade do seu consultório, do seu pijama cirúrgico e das suas ferramentas de trabalho não são as únicas preocupações que você deve ter se quiser obter sucesso e alcançar mais clientes e pacientes.

Com o aumento do sucesso do mundo digital, se tornou extremamente importante se adaptar às modernidades, o que significa que até mesmo um médico que trabalha há anos no mercado precisa estar presente nas mídias.

Sabendo disso, separamos aqui algumas dicas para médicos conseguirem mais pacientes através da internet. Continue lendo a seguir.

Conheça seu público e saiba onde ele está

Em qualquer estratégia de marketing digital, independentemente de qual seja a área, é necessário defini-la de acordo com o público-alvo. O termo “paciente” pode englobar todas as pessoas, mas se tratando de marketing, talvez não. Médicos são especialistas, e por isso é necessário pensar de acordo com a segmentação.

O ponto inicial para o médico desenvolver marketing digital e divulgar seu trabalho é ter conhecimento sobre o seu público-alvo e saber quem são as pessoas que ele pretende se relacionar.

Para isso, estude onde está presente o seu público-alvo e, principalmente, quais são as suas dores e necessidades para que possa oferecer conteúdos relevantes.

Tenha um site de qualidade

Se tratando do mundo digital, ter um site é fundamental. O endereço virtual de um médico é tão importante quanto o endereço físico. Os usuários vão te encontrar, conhecer sobre sua especialidade, entender seus serviços e a partir daí se tornarem pacientes, através daquilo que o seu site oferecer.

O intuito de um site é receber o futuro cliente/paciente, encantá-lo e gerar a conversão, que são as consultas, procedimentos e exames.

Ele deve ser usado como uma forma de extensão das suas ações para obter mais pacientes.

Além disso, é muito importante que o seu site seja responsivo, pois hoje em dia a maioria das pessoas os acessam através de dispositivos móveis.

Redes sociais

A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Por isso, não estar presente nas mídias sociais é um erro para os médicos que desejam investir no marketing digital.

Não é necessário que você esteja em todas as mídias, foque nas mais indicadas para sua especialidade e nas que seu público-alvo esteja mais ativo. Elas são perfeitas para manter a comunicação, criar fidelidade e fortalecer a credibilidade e o reconhecimento.

Antes de criar seu perfil nas redes, consulte as normas do CFM sobre publicidade.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a melhor forma para compartilhar conhecimento, orientar e oferecer ao seu público-alvo ideias atrativas. Além de atrair potenciais clientes/pacientes, conquistar confiança e fazer a conversão.

Quando o médico até ciente sobre o seu público-alvo, é capaz de gerar conteúdos úteis e relevantes. Você pode escrever de acordo com a sua área de atuação e respostas para dúvidas que sabe que são frequentes entre os seus pacientes, assim, um usuário que esteja passando por algum desses problemas, buscará informações no Google, encontrará o seu site e marcará uma consulta.

Na área da saúde, o marketing de conteúdo é a forma mais eficaz de divulgar conhecimento e se tornar uma autoridade no mundo digital. E os principais tipos de conteúdo que você pode criar, são:

  • Artigos em blog;
  • Posts em redes sociais;
  • E-mail marketing,
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *