A melhor estratégia de marketing para Marketplace

Procurando a melhor estratégia de marketing de marketplace? Esta é a estratégia de marketing mais simples que fará seu marketplace crescer rapidamente.

Construa seu marketplace online hoje!

Beneficie-se de um teste gratuito de 14 dias, sem obrigação ou cartão de pagamento

Quer saber qual é a melhor estratégia de marketing de marketplace?

Se a resposta for sim, você vai adorar o post de hoje. Orientaremos você, passo a passo, como levar compradores e vendedores ao seu marketplace. 

Fonte: Pexel

Pronto para aprender as melhores estratégias de crescimento do marketplace? Aqui vamos nós.

Etapa 1: torne seu marketplace comercializável com este truque simples

Primeiras coisas primeiro:

Para que sua estratégia de marketplace online funcione, seu marketplace deve ser comercializável.

O que isto significa? Você pode ter o melhor marketplace com os recursos mais incríveis. Mas sem posicioná-lo corretamente, você não será capaz de comercializá-lo.

Então, como tornar óbvio que novos usuários se inscrevam? Simples. Tudo se resume a mostrar às pessoas que você resolve um problema específico.

Por exemplo, vamos dar uma olhada em alguns dos maiores marketplaces ponto a ponto da atualidade.

Airbnb

Hoje, o Airbnb oferece aluguéis de longa e curta duração em todo o mundo, bem como experiências locais. Mas não começou assim. 

Em vez disso, o Airbnb começou como um serviço de aluguel específico para pessoas que queriam encontrar alternativas para hotéis. É daí que vem o nome “Airbedandbreakfast.com” (o nome do site original) – “colchão de ar” e “cama e café da manhã”. O site apresentava apenas apartamentos em San Francisco. 

Agora, a Airbnb é uma empresa multibilionária com listas de aluguel por temporada em todo o mundo. Também se expandiu para experiências.

Imagem Aibnb do Twitter

Fonte: Twitter

Amazonas

A Amazon não começou como a maior loja de comércio eletrônico do mundo. Em vez disso, era inicialmente uma loja online que vendia livros em uma época em que vender livros online era uma novidade. Hoje, é a empresa pública mais valiosa do mundo e os fornecedores podem vender praticamente qualquer coisa na plataforma.

Livraria amazon

Fonte: Flickr

Uber

A ideia do Uber surgiu quando seus fundadores estavam em uma conferência de tecnologia em Paris e não conseguiram encontrar um táxi. Inicialmente, o aplicativo era exclusivamente um serviço de carro preto e disponível apenas em algumas cidades. Hoje, você pode solicitar um táxi Uber na maioria das grandes cidades.

Empresa de mercado Uber

Fonte: Flickr

Pergunte a si mesmo: qual problema o seu marketplace resolve? O problema precisa ser específico para que seu marketplace se destaque. 

Por exemplo, você se concentra em um local específico? Um serviço? Um produto?

Etapa 2: Por que você precisa conhecer o seu marketplace melhor do que a palma da sua mão

Ter clareza sobre o problema que seu marketplace resolve é uma coisa. Em seguida, para que sua estratégia de marketing de marketplace funcione, você precisa saber quem são seus clientes.

E como você descobre isso? Simples. Vá para onde seu público passa o tempo online. Observando o que as pessoas estão escrevendo, você entenderá rapidamente o que fará com que os usuários do marketplace se inscrevam. 

Veja como descobrir:

Amazonas

Pesquise livros sobre o seu nicho (por exemplo, livros sobre a venda de produtos online se você administrar um marketplace de comércio eletrônico). Veja os comentários que as pessoas deixaram. Como eles estão falando sobre seus sonhos? Seus obstáculos para começar a vender online? Adicione as frases exatas a uma planilha do Excel. 

Pesquisa de clientes do mercado Amazon

Blogs

Ao ler blogs em seu nicho, bem como comentários de blogs a postagens, você aprenderá muito sobre o que os usuários desejam do seu marketplace. Quais tópicos são populares? Sobre o que falam os comentários?

Pesquisa de cliente do blog

Fonte: BigCommerce

Falar com pessoas

Por fim, a melhor fonte de informação é conversar com seu público. Entreviste-os e pergunte o que estão procurando. Você ficará surpreso com os insights que poderá obter.

Depois de ter sua pesquisa reunida em sua planilha do Excel, examine-a. que padrões você vê? Use as palavras exatas de seus clientes em seu marketing. 

Por quê? Porque vai parecer exatamente como se você estivesse lendo a mente de seus usuários. Seus clientes verão os benefícios do seu marketplace e se inscreverão. 

Etapa 3: como atrair mais usuários para o seu marketplace

Agora você sabe qual problema resolve e quem é seu público-alvo. É hora de aprender como aumentar rapidamente sua base de usuários do marketplace

Primeiro, você precisa resolver o problema do “ovo ou da galinha”.

O que isso basicamente significa é que você precisa levar vendedores e compradores ao seu marketplace . Se você conseguir mais vendedores, eles irão embora se não houver compradores. Se você conseguir mais compradores, eles, por sua vez, irão embora se não houver produtos ou serviços disponíveis.

Então, como você leva um número igual de vendedores e compradores ao seu marketplace? Vamos descobrir. 

Leve os vendedores para o seu marketplace 

Para aumentar o número de vendedores em seu marketplace, concentre-se no marketing para pessoas que já são vendedores em outros marketplaces. Por quê? Porque esses vendedores entendem o valor dos marketplaces e, portanto, são mais fáceis de convencer. 

Onde você encontra vendedores? Simples. Aqui estão os melhores lugares para encontrar vendedores para seu marketplace: 

Fóruns online

Há uma abundância de fóruns online. E adivinha? Seu público frequenta esses fóruns. Ao se envolver com eles e ajudar as pessoas, você pode convidá-los a ingressar no seu marketplace. 

Certifique-se de segmentar marketplace relevantes. Por exemplo, se o seu marketplace ajuda os fornecedores de comércio eletrônico a vender produtos, você deve dedicar seu tempo a fóruns para fornecedores de comércio eletrônico.

Não sabe como encontrar esses fóruns? Vá para o Reddit para pesquisar Subreddits relevantes.

Marketing de mercado do Reddit

Ou vá para o Facebook para pesquisar grupos do Facebook.

Facebook agrupa marketing de mercado

Como alternativa, use estas frases de pesquisa no Google:

“Palavra-chave” + “fórum de discussão online”

“Palavra-chave” + “fórum online”

Outros marketplaces

Se você quiser encontrar um viveiro de peixes para seu público-alvo, vá a marketplaces onde os vendedores já estão vendendo. 

Foi assim que o Airbnb cresceu rapidamente. Eles conseguiram que pessoas do Craigslist, que já estavam alugando apartamentos, se inscrevessem no Airbnb.

Apenas um aviso: certifique-se de seguir as regras do marketplace. Por exemplo, você pode precisar pagar para que os anúncios alcancem seu público.

Leve os compradores ao seu marketplace

Depois de ter vendedores em seu marketplace, é hora de começar a fazer marketing para os compradores. 

Você pode alcançar compradores nas redes sociais, marketplaces relevantes e fóruns online.

Por exemplo, se o seu marketplace se concentra em um nicho específico, como serviços de limpeza em uma cidade específica, você pode se envolver em grupos do Facebook para pessoas dessa cidade. 

No final do dia, você deseja manter um equilíbrio entre vendedores e compradores. É por isso que é importante manter o marketing para os dois lados. 

Etapa 4: dimensione seu marketing e aumente seu marketplace rapidamente

Qual é a próxima etapa de sua estratégia de marketing de marketplace depois de adicionar vendedores e compradores à sua plataforma?

Agora é hora de começar a expandir seu marketplace. A grande vantagem do marketing que dimensiona seus negócios é que você coloca os usuários no piloto automático. Você libera tempo para trabalhar em seu negócio, em vez de nele. 

Veja como fazer isso:

SEO 

A primeira estratégia de marketing é usar SEO ou otimização de mecanismo de pesquisa para direcionar as pessoas que estão pesquisando no Google o que você oferece. 

E como você implementa o SEO em seu marketplace? Veja como:

  • Use palavras-chave que vendedores e compradores usariam em suas postagens de site e blog.
  • Concentre-se em um site amigável com navegação clara.
  • Crie um guia de SEO para seus vendedores, para que eles possam criar descrições de produtos e serviços descritivas e amigáveis ​​para SEO. 

Você pode e deve  usar o SEO junto com o marketing de conteúdo,  que veremos a seguir. 

Marketing de conteúdo 

Outra estratégia de marketing relacionada é o marketing de conteúdo, o que significa que você usa o conteúdo para atrair usuários ao seu marketplace. Com o seu conteúdo, você os engaja e os faz se interessar pelos serviços ou produtos do seu marketplace. 

Por exemplo, você pode criar postagens de blog, como a que está lendo agora, para fazer com que as pessoas encontrem e se inscrevam em seu marketplace. 

Pronto para começar a construir seu negócio de marketplace?

Aí está. Agora você conhece a MELHOR estratégia de marketing de marketplace para sua empresa. Tudo se resume a que você a) reduza o nicho para resolver um problema específico, b) conhece seu marketplace extremamente bem ec) leva vendedores e compradores ao seu marketplace. Mostre o quão valioso seu marketplace é primeiro para seus vendedores e depois para seus compradores e seu marketplace logo começará a decolar organicamente. 

Quando você tiver essa estratégia fundamental em vigor, poderá começar a se concentrar em coisas que são escalonáveis, como SEO, SEM e marketing de conteúdo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *